domingo, 15 de setembro de 2013

VIAGEM AO MINIMUNDO.

Embora não seja um fã ardoroso, sempre tive uma curiosidade a respeito dos pedais que a galera monta nas caixinhas 1590A, aquela pequena, quase a metade de uma caixa normal, padrão MXR. É um desafio, fazer um pedal caber lá dentro.
Em reunião com a galera da banda SOLID - que está assinando uma linha com três modelos de pedais - ficou no ar a possibilidade de se fazer um deles no estilo mini. Pensei: "pode ser um delay ou um booster". Aí o destino se encarregou de dar uma força e uma sacaneada ao mesmo tempo. Numa compra de materiais que eu fiz, veio por engano uma minicaixa. Em vez de reclamar, vislumbrei ali a possibilidade de tentar a aventura. Só que havia um problema: a minicaixa que veio não era uma 1590A, e sim uma 1550. Menor ainda. Pensei: "putz, me ferrei..."
Mas, mesmo assim, resolvi medir direitinho e vi que para um booster talvez desse. E saí catando um projeto que fosse pequeno o suficiente para caber na caixa, mas que não fosse bisonho. Achei um projeto feito pelo Big Louis, do Handmades, com base no EPB. Tava lançado o desafio. Mãos à obra.
Não vou detalhar a montagem, porque ela ocorreu sem maiores sobressaltos. O cuidado maior foi na furação da caixa, que eu fiz antes mesmo de preparar a placa de circuito impresso. Fixei a chave 3PDT, os jacks 1/4, o jack J4 e os potenciometros de 16 mm para ver o que me sobrava de espaço para acomodar a placa. Achei que dava. E deu.
Aí vão as fotos de como ficou. A arte ainda é provisória (por favor não critiquem, seus urubus!) Quando eu for fazer "à vera" ficará com melhor acabamento, com certeza.










Minha avaliação: quanto ao som gostei bastante. Funcionou melhor usando um transistor J201 e um capacitor (C3) de 47nF. O controle de ganho foi colocado por mim, no lugar do resistor R3. Esse resistor originalmente era de 3k3, e eu usei um pot de 10k linear. Não sei dizer se é a melhor opção em termos de valor, mas era o que eu tinha a mão. Quanto ao resultado da "miniaturização", sou obrigado a dar a mão à palmatória. É muito estiloso e ganha muito espaço, porém, é limitado a poucos tipos de efeitos. Sei que o mestre Adiel do Handmades tem conseguido prodígios com essas caixinhas. Quem sabe um dia eu não tento novamente com um dos projetos dele?...




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário. Terei o maior prazer em responder. Procure não ficar anônimo, por favor.