sábado, 12 de maio de 2012

PRA QUEM GOSTA DE MÚSICA COM DISTORÇÃO

MEU PRIMEIRO PEDAL

Bem... Quase quatro anos depois, resolvi contar alguma coisa.
Cismei que ia construir um pedal de distorção pra mim. Dois motivos: queria um (e acho caro demais comprar por aí) e queria vencer um desafio, que era soldar alguma coisa direito. Porque as soldagens que eu já tinha tentado fazer durante toda a minha vida eram sempre bisonhas: bolotonas de solda que não grudavam nada com nada.
Comecei a estudar as informações disponíveis na internet (sites de música, de eletrônica, vídeo-aulas no Youtube, foruns de discussão, apostilas, dissertações de cursos de especialização, etc.). Até que achei que estava em  condições e caí dentro!
Comprei material para  fazer placas de circuito impresso, componentes, ferramentas, tudo, tudo. 
Montei tudo diretinho de acordo com as regras e as boas práticas. 
Dia de glória. Terminei o pedal, um RAT super maneiro. Liguei o bichinho e ... nada.
Joguei tudo pro lado e fui fazer outra coisa da vida.
Dia seguinte, menos irritado, deu vontade de ver se achava o que estava errado. Hummmm... Melhor não perder tempo e começar logo a fazer um novo, com atenção redobrada. É. Melhor mesmo.
Fiz nova placa, instalei novos componentes, montei a fiação toda, testei e... nada. Mesmíssima coisa.
Aí foi foda! 
Soquei tudo numa caixa e resolvi que ia desistir. Afinal o melhor mesmo era comprar um pedal já prontinho, testado e funcionando. Pensando bem, nem era tão caro assim... 
Horas depois estava com o protótipo na mão, uma lupa na outra e decidido e investigar até as últimas consequencia para encontrar o defeito. E consegui. Era uma besteira de solda mal feita num componente e um curto numa trilha, que a solda invadiu sem querer. Testei e FUNCIONOU!!!.  Êba! Funcionou mesmo.
Depois começou a luta de arrumar uma caixa pra botar aquele monte de fios e botões.
Desisti da lata de sardinha, porque seria muito pequena. Resolvi experimentar uma daquelas caixas de metal onde se colocam as tomadas da parede, quando a instalação fica aparente (chamam de condulete).
Levou uma tarde inteira pra furar e arrumar, mas no fim ficou legal. Tem umas fotos aí embaixo.








Se eu tiver saco, um dia vou bolar uma arte pra botar nessa caixa. 
Esse pedal é uma sonzeira!!!

Detalhe importante: no geral, calculo que me custou cerca de 35 reais, incluída a caixa de condulete e não considerando quanto vai custar a fonte ou uma bateria de 9V. Valeu muito à pena.