sábado, 21 de setembro de 2013

NOVO PROJETO: TRIX

Novo projeto, unindo num só pedal um booster, um overdrive e um delay. Ainda em fase de desenvolvimento.




sexta-feira, 20 de setembro de 2013

UM MARSHALLIZER ÚNICO. ÚNICO MESMO!

Teve uma turma do Handmades (não vou citar os nomes porque posso esquecer alguém e fica chato), que desenvolveu durante mais de um ano um pedal que não é cópia de nenhum. É um pedal novo, com uma personalidade muito própria. Foi projetado a partir do pre-amp do Marshall e resultou num pedal de alto ganho, com uma resposta agressiva, mas que pode ser controlada até se tornar um drive inspirador para quem curte o rock  na linha pop ou progressiva. Por ser sensível à pegada de quem toca, se timbrar direitinho é possível ter um efeito muito bonito também para um blues encorpado. Enfim, eles conseguiram um pedal realmente único: não é cópia de nenhum outro e com uma amplitude de timbre muito gostosa.

Provavelmente em função de seu alto ganho, quando usado "mais no talo" ele apresenta um leve hum, que fica mais evidente nas guitarras que usam captação single. Nada que atrapalhe, pois durante a música ele "desaparece".

Foi batizado pelos autores como HG1 - Hells Gain.

Outro motivo para ser chamado de "único", é que os autores mandaram produzir industrialmente algumas placas, que foram vendidas aos interessados no Handmades. Só que fizeram apenas 50 peças, e elas acabaram; e por sorte uma veio parar nas minhas mãos. Por que "por sorte"? Afinal, era só esperar pela próxima fornada e pronto. É que não vai ter nenhuma próxima fornada. Os caras não vão produzir mais nenhuma, e quem comprou, comprou; quem não comprou ficou só no desejo. E pior: não adianta tentar clonar, pois a placa é feita em duas camadas. Já era. Portanto nem me peçam pra fazer um igual. Sem chance, baby! Este é meu e ninguém tasca; não vendo, não empresto... Hehehehe...

Pelo menos eles liberaram o esquemático do pedal. Quem quiser se aventurar e rotear ele e criar um novo layout, fique à vontade; vai ser difícil de caber numa caixa média ou pequena. Se feita em duas camadas ele teve que ser posto numa caixa 1590BB, imagine feito numa camada só... Vai ficar gigante!.

Vou postar abaixo as fotos desta delícia. Eu usei uma arte chamada "Naked in Hell" (claro que é uma mulher pelada, pra não perder o estilo), que eu esqueci de anotar o nome do artista que pintou. I'm sorry! Se um dia um descobrir de novo eu dou o crédito.



Esta é para aqueles que não gostam de obcenidades.


A propósito, estes botões (knobs) não são os definitivos. É que eu não tinha seis iguais, então tive que dar uma "ajeitada" básica, para não ficar muito esquisito.


domingo, 15 de setembro de 2013

VIAGEM AO MINIMUNDO.

Embora não seja um fã ardoroso, sempre tive uma curiosidade a respeito dos pedais que a galera monta nas caixinhas 1590A, aquela pequena, quase a metade de uma caixa normal, padrão MXR. É um desafio, fazer um pedal caber lá dentro.
Em reunião com a galera da banda SOLID - que está assinando uma linha com três modelos de pedais - ficou no ar a possibilidade de se fazer um deles no estilo mini. Pensei: "pode ser um delay ou um booster". Aí o destino se encarregou de dar uma força e uma sacaneada ao mesmo tempo. Numa compra de materiais que eu fiz, veio por engano uma minicaixa. Em vez de reclamar, vislumbrei ali a possibilidade de tentar a aventura. Só que havia um problema: a minicaixa que veio não era uma 1590A, e sim uma 1550. Menor ainda. Pensei: "putz, me ferrei..."
Mas, mesmo assim, resolvi medir direitinho e vi que para um booster talvez desse. E saí catando um projeto que fosse pequeno o suficiente para caber na caixa, mas que não fosse bisonho. Achei um projeto feito pelo Big Louis, do Handmades, com base no EPB. Tava lançado o desafio. Mãos à obra.
Não vou detalhar a montagem, porque ela ocorreu sem maiores sobressaltos. O cuidado maior foi na furação da caixa, que eu fiz antes mesmo de preparar a placa de circuito impresso. Fixei a chave 3PDT, os jacks 1/4, o jack J4 e os potenciometros de 16 mm para ver o que me sobrava de espaço para acomodar a placa. Achei que dava. E deu.
Aí vão as fotos de como ficou. A arte ainda é provisória (por favor não critiquem, seus urubus!) Quando eu for fazer "à vera" ficará com melhor acabamento, com certeza.










Minha avaliação: quanto ao som gostei bastante. Funcionou melhor usando um transistor J201 e um capacitor (C3) de 47nF. O controle de ganho foi colocado por mim, no lugar do resistor R3. Esse resistor originalmente era de 3k3, e eu usei um pot de 10k linear. Não sei dizer se é a melhor opção em termos de valor, mas era o que eu tinha a mão. Quanto ao resultado da "miniaturização", sou obrigado a dar a mão à palmatória. É muito estiloso e ganha muito espaço, porém, é limitado a poucos tipos de efeitos. Sei que o mestre Adiel do Handmades tem conseguido prodígios com essas caixinhas. Quem sabe um dia eu não tento novamente com um dos projetos dele?...