domingo, 19 de janeiro de 2014

MUNDO PEQUENO! MICROAMP E REBOTE DELAY MENORES.

É muito interessante trabalhar com placas que caibam nas caixas menores.

Fiz duas tentativas recentes. Uma deu certo. A outra deu mais ou menos certo. A que deu certo foi o booster MicroAmp (MXR), que ficou muito bem na Hammond 1590A. O layout é do GrAmorim, do Handmades, mas não tinha sido criado para este tamanho. Dei meu jeito e consegui reduzir mais um pouco, de modo que, com um pouco de paciência ficou bom. Olha a foto dele ai:




Por que o potenciometro ficou à esquerda? Porque eu reutilizei uma caixa de outro projeto, ora. Só isso.
Os perrengues: o projeto pede resistores enormes (22M e 10M) e eu tentei associar uns que eu tinha, mas ficou muito feio. Juntar três resistores em série fica uma baita cagada. Também não tinha o CI TL061, original do projeto, e usei o TL071, que em tese serve. Servir, ate que serve, mas quando troquei pro correto, foi ouuuuuutra coisa! Também houve um milagre quando troquei o potenciômetro provisório que eu usei (500K B) no lugar do original (500K C). Ouuuuuutra coisa, de novo. Por fim, troquei a chave 3PDT que eu usei (comprada na Tigger) porque estava zuada! Foi a segunda chave, em poucos dias, compradas juntas, que apresentou defeito. ATENÇÃO! NÃQ COMPRE 3PDT NA TIGGER!

Sem mais perrengues. Pedal ótimo, lindo som de booster.

O segundo foi mais ou menos porque eu consegui o layout já na medida para uma caixa pequena, todo onboard, mas não coube por causa da altura dos componentes (mesmo eu tenho usado os menores possiveis). O problema é que seriam necessários daqueles jacks P10 que são bem fininhos, usados por alguns pedais industrializados (como os Danelectro, por exemplo). Não teve jeito de conseguir fechar a caixa... Tudo bem. Optei por arrumar o delay numa caixa 1590B (tipo MXR), o que já é um avanço, tendo em vista que o Rebote Delay 2.5 original só cabe numa caixa 1590BB. Acabei ficando no lucro.

Sem maiores perrengues, a não ser um CI PT2399 queimado, que foi o primeiro que eu peguei na minha caixa. Ainda bem que desconfiei logo dele, quando o efeito não passou. Assim não perdi muito tempo procurando por erros em outros estágios do pedal.

Taí a foto dele:


Avaliação: um delay honesto, que faz o que promete. Acho que o grandão tem um tiquinho a mais de suavidade, mas pode ser impressão minha... Mas vale muito a pena fazer, tendo em vista o menor espaço que ocupa e por sair mais barato, porque a caixa 1590B faz diferença neste sentido.

Ah, o layout é do Solderman, da SolderSound.

É isso aí. Curti muito usar esses dois, com um BB PreAmp no meio. Delicia!

Foto dos dois juntos, para comparar os tamanhos: