sábado, 29 de março de 2014

BAIXISTAS, ALEGRAI-VOS! EIS QUE SURGE O SANSAMP BASS DRIVE.

Hoje terminei de montar um pedal que estava me atiçando há algum tempo. Como não sou baixista (na verdade, também não sou guitarrista, ainda...) nunca me liguei nas necessidades dessa galera. Só que ultimamente observei que é grande a quantidade de pessoas que me perguntavam: "Pô, maneiros teus pedais... Tem pedal pra baixo?"

Putz! Pedal pra baixo! Será que não dá pra usar um de guitarra no baixo? Confesso que testei mesmo essa hipótese, mas não gostei do resultado. Até funciona, mas parece coisa forçada; prefiro o baixo sem nada. Mas, conversando com um baixista, perguntei pra ele qual seria o pedal ideal pro baixo. Soube que o sonho dos baixistas é alguma coisa parecida com um Tech21 SansAmp Bass Driver. Mas que diabos é isso???
Youtube neles!

Depois de pesquisar aqui e ali, vi que realmente o tal pedal é mesmo bem legal. Será que já existe lay-out dele por aí?, pensei comigo mesmo. Tinha. O Rafael (12afael) do DIYStompbox chegou a produzir um material - não é exatamente um clone, você vai ver porquê - muito interessante. Não é uma cópia exata do SansAmp original porque ele optou por omitir umas chaves que permitem umas simulações de gabinetes e outras coisinhas. Mas manteve a saída balanceada alternativa, usando um jack XLR, que deve ser maneiro pros baixistas que têm instrumento ativo. Com essa saída é possível conectar diretamente na mesa e usar o phantom power dela. Não sei o quanto isso é importante, os baixistas devem saber... Perguntem pra eles. Por isso, é QUASE um clone, mas, na minha opinião, essa versão lite é muito boa, afinal não sou fã de pedal com um infinito de controles. Saco!

Quanto à montagem, é tranquila. A placa é muito bem desenhada e permite trabalhar com conforto. É grande, isso sim. Só cabe numa 1590BB, mesmo assim, economizando o espaço, usando fios curtos, etc. O chaveamento não é true-by-pass, usa uma DPDT, mas o acendimento do led é previsto. Não tem nenhum chiado, nem hummm. Beleza!

Aí vão as fotos do pedal pronto:






Ah, vocês vão perguntar: "Ué? Cadê a saída balanceada XLR que você falou? Mentiroso, FDP!" Calma lá! Calma lá! Você não está vendo a saída porque eu não botei. E sabe por quê? PORQUE EU NÃO QUIS! O pedal é meu e eu faço do jeito que eu quero. É que eu não achei - ainda - um jack XLR para colocar. Mas os fios estão lá dentro, só na espera. Assim que eu tiver a peça eu coloco.

Já levei no luthier para testar e funcionou muito bem. O Rodrigo Cotia ficou impressionado com o som do pedal e com a clareza do bicho. Realmente o som do baixo ficou lindo, de outro mundo!

Baixista, sua vez chegou. Eis aí o seu pedal!