sábado, 28 de fevereiro de 2015

UM AMIGO ME PROVOCOU, E ACABEI DESCOBRINDO UM PROJETO MUITO MANEIRO: OVERDRIVE COM DELAY NUM ÚNICO ESQUEMA. FICOU MUITO INTERESSANTE.

Bem, depois de um bom tempinho sem poder gerenciar o blog (desculpem as pessoas que postaram mensagem e que eu só vou responder agora...), volto com uma novidade. Pelo menos para mim era novidade...
Um amigo meu me pediu um pedal que fosse ao mesmo tempo uma distorção e delay. Ou delay e distorção, tanto faz...Algo que ele pisasse de uma vez só,  num determinado momento da música e o som já entrasse "no gás", com drive e delay. Claro que, de cara, imaginei um pedal com duas placas (uma distorção e um delay), unidas internamente e acionadas por um footswitch só. Mas achei meio bobo, e resolvi pesquisar um pouco sobre o assunto.
Descobri que a MadProfessor já tinha elaborado um projeto unificando os dois efeitos. Só que achei problemático o fato dele só ter, para o delay, o controle de level. Continuei a busca e encontrei no site da Madbean o projeto que eles chamaram de Sparklehorn. É exatamente um delay com distorção, só que controles completos para ambos os efeitos. Infelizmente eles não disponibilizam o layout da placa para fazermos em casa. Só encomendando a placa industrializada deles. Mas a curiosidade me aguçou e resolvi tentar eu mesmo rotear uma placa a partir do esquemático que o Madbean apresentava. 
Depois de algumas surras para conseguir resolver o layout, cheguei a um protótipo que cabia numa 1590BB (caixa um pouco maior da Hammond).
Daí montei o protótipo e ele funcionou a meia-boca. O delay só chegava a duas repetições e a distorção tinha pouco volume e drive. Mais dois dias de depuração e trocas de componentes por outros diferentes do projeto original, consegui, finalmente, um resultado bem eficiente. O pedal tem delay que pode ser controlado em level, repetições, velocidade e mix, e a distorção pode ser controlada em volume, drive e tone. Um total de OITO potenciômetros!!! Também ficou com a opção de ter dois footswitches, sendo um para ligar e desligar e outro para bypassar o delay, se o guitarrista desejar; mas pode ficar ativo direto também. Ainda é possível, com facilidade, eliminar esse footswitch de bypass do delay, e deixar o pedal funcionando sempre com os dois efeitos em conjunto.



Ainda não coloquei a arte do painel, mas a foto abaixo dá para ter uma ideia de como fica, depois de montado.


Depois que eu fizer a atualização dos componentes que foram modificados, eu volto para postar o layout para quem quiser experimentar.