sábado, 28 de setembro de 2013

YERASOV: DELAY RUSSO, CAMARADA!!!

Finalmente montei um pedal que eu estava namorando há um tempão. O Tiarley do Handmades fez o grande favor de rotear uma nova placa pra ele, porque a original era muito grande e não cabia nas nossas caixinhas Hammond. Por um triz não coube na Hammond média (a 1590B). Por causa do jack J10 que ele tem a mais, não deu pra colocar. Tive que partir pra 1590BB. Pena.
É um delay ótimo, muito bem filtrado, sem ruído mesmo nas repetições de maior duração. Ainda não "dei uma coça nele", para avaliar todo o potencial, mas já deu pra perceber que vai ganhar um lugar na minha pedaleira.

Aí vão umas fotos da parte de dentro dele:






Pode-se reparar que ele tem três jacks J10: um IN, um OUT e um OUT FX, uma novidade, que nada mais é do que uma saída específica apenas para o som da guitarra que é atrasado. Isto é, você toca a nota mas não escuta nada do que foi tocado, aí começa a tocar o efeito de delay - mas só ele, não há o mix com o som original da guitarra. O mix com o som original + o efeito do delay (que é o que todos os delays normalmente têm) é obtido na saída OUT. Pra que isso? Eu soube que serve pra gente ligar duas saídas ao mesmo tempo, de modo que tenhamos uma situação estereofônica, com o som mixado guitarra+efeito saia em uma caixa e apenas o som do efeito saia em outra. Deve ficar maneiro. Como não tenho duas caixas para testar, fica pra próxima essa avaliação.

A seguir as fotos do pedal por fora. Estou botando duas imagens de cada foto, sendo a primeira com parte da arte desfocada, para as pessoas que não gostam de ver xanas (nesse caso, feche um olho e olhe só para as fotos da esquerda). A outra está normal, com uma sequência de várias b****** (já que o efeito de delay é uma repetição, por que não estas???)








Quanto à montagem, para quem quiser se aventurar, tome bastante cuidado, porque a placa tem trilhas e ilhas bem pequenas e qualquer descuido pode botar tudo por água abaixo. Os componentes são fáceis de encontrar.