domingo, 27 de maio de 2012

Um tube screamer na sardinha.

Parece até que eu vou abrir uma loja ou fábrica de pedais. Quem dera! É só passatempo mesmo.
É muito legal quando a gente pega algo pra fazer que tem certeza que não vai conseguir. Principalmente porque nunca houve talento pra isso. Mas, no fundo, tem aquela coisa assim: "Pô, é só seguir uma receita! Até um caramujo reumático faz isso!"
Como nunca funciona de primeira, passei a respeitar mais os caramujos. Até os reumáticos.
O lance da vez é um Tube Screamer, modelo réplica do TS9. Pra quem quiser saber onde eu busco estes esquemas, não tem mistério. É no site da Tonepad, www.tonepad.com , onde tem uma lista bem grande de pedais de efeito para qualquer fazer por si mesmo. Eles também vendem placas de circuito impresso já prontas (ótima qualidade, por sinal), mas também fornecem o layout em pdf, já na escala real, pra vc imprimir e gravar no fenolite. Como faz isso? Ah, dá uma busca no gúgou que tem toneladas de tutoriais sobre isso, ensinando bem direitinho. Eu aprendi, então qualquer caramujo aprende.

Voltando ao assunto do TS-9. É uma réplica de um pedal muito cultuado da Ibanez. Confesso que eu tento, tento, mas cada vez mais me convenço que distorção, pra mim, é tudo muito parecido. Mas se os especialistas dizem que é ótimo, é ótimo e ponto. Mas dá pra perceber umas coisinhas: eu achei o TS-9 mais light que o RAT, que quando a gente bota "no talo" ruge bem forte. O TS9 é bem bom mesmo, e não chega a fazer uma distorção tipo hard-metal-of-the-hell. Deve ser muito legal se plugado num ampli valvulado (o meu é um cubo que eu nem posso passar do segundo ponto, senão a turma de casa reclama, sem falar nos vizinhos).
A montagem correu quase tranquilamente. O maior problema foi resolver alguns detalhes dos componentes. Coisa de quem não manja mesmo muito do assunto. O esquema, por exemplo, pede dois capacitores de 1uF Não Polarizados. Só que a gente não acha isso nas lojas. Aí descobri que podia "fazer" um, juntando dois capacitores polarizados (eletrolíticos comuns) de 2,2uF pela perninha negativa, espetando na placa as outras duas perninhas positivas. Achei esquisito, mas fiz assim. Também não encontrava os tais capacitores de 0,22uF de tântalo! Pesquisando na internet descobri que o pessoal que passou pelo mesmo problema resolveu isso da maneira mais óbvia: trocaram por outros capacitores de qualquer tipo, mantendo a medida. Ou seja, cagaram pro lance e seguiram em frente. Depois de tentar "fazer certinho" também dei meu jeito e acabou funcionando. Ah, o de tântalo eu troquei por eletrolítico normal.



O outro problema que encheu o saco - aliás, sempre enche o saco em todos os pedais - foi a colocação dos fios (pros jacks, potenciômetros, botão de pisar, etc.). Isso porque fica uma maçaroca de fios e depois fica horrível pra enfiar tudo dentro da caixa (no meu caso, uma lata de sardinha). Um dia ainda descubro um jeito de fazer uma fiação arrumadinha, pequenininha e bunitinha. Por enquanto ainda sou bem lambão. Olha só a foto aí:














Pelo menos a qualidade da minha solda melhorou muito. Aproveita e olha como a impressão da placa licou legal.













Por fim, tudo foi entulhado na lata de sardinha, coitada. A pior coisa de usar a lata de sardinha é resolver uma maneira de fechar o fundo. Nada que eu tentei ficou bonito. Tem sempre que usar uma fita adesiva, o que deixa muito feio. Mas é o que eu consigo pensar como solução. Se alguém tiver uma dica legal, posta aí. Assim que eu conseguir uma caixa melhor, com um pouco mais de espaço, eu troco.






É isso aí. O próximo da lista é um MXR Plus e depois um Chorus. Aí chega. Meu setup vai estar completo e quem sabe eu não consigo aprender a tocar o raio da guitarra direito?