quarta-feira, 9 de abril de 2014

UM WHITEFACE ESPECIAL, PELO MENOS PARA MIM.

Especial por quê?

Primeiro porque é um RAT, um pedal que eu acho muito legal. Se falar em clássicos ou vintage, a lista tem que começar mesmo pelo RAT, que foi revolucionário na sua época, trazendo o timbre pesado que caracterizou o metal nos seus primórdios.

Em segundo lugar porque é o primeiro circuito que foi todo feito por mim, depois de meses e meses tomando surra no EAGLE (para quem não conhece, é um software especializado em desenho de circuitos eletrônicos). Levei mais de uma semana para chegar a um layout viável, e depois que montei tive dois prazeres: funcionou de primeira e o timbre é muito maneiro. Tá legal, é pesadão mesmo. Não é pra qualquer um. Tem um bom sustain e se apresenta como um fuzzão com muita personalidade.

Não sei, de verdade, se está igual a um RAT WHITEFACE original, de 82,  pois nunca tive um em mão. Os vídeos que vi na internet dão uma ideia bem parecida, mas mesmo os vídeos disponíveis sofrem modificações em função do equipamento que gravou, da microfonação, dos falantes do computador, enfim... Não tem como saber sem um equipamento original lado a lado com ele. Para mim está muito bom.

Ele tem umas modificações que conferem possibilidades de variações de timbre. Uma delas é o controle de FILTRO, que é mais ou menos um Tone Control, só que, como em todo RAT, sua atuação é bem diferente do que se encontra em outros pedais. Por isso chamei de Filtro e não Tone. Ele  dá uma atenuada na acidez da distorção. Além dele há o controle de FREQUÊNCIA. Em inglês seria algo como SWEEP (varredura) que serve para cortar um pouco a frequência do controle de Ganho. Na prática sua atuação é bem discreta, mais perceptível em níveis mais baixos de ganho. Outra modificação está na clipagem, que pode ser escolhida via chave-alavanca; que faz a troca entre uma clipagem por diodos ou por LEDs. Dá bastante diferença. Eu usei diodos 1N914 e leds vermelhos.

Finalmente, achei muito legal o resultado. Valeu à pena o esforço. A seguir as fotos:


A propósito, antes que perguntem, o knob do alto à esquerda está marrom porque me faltou um preto. Assim que comprar novos eu vou substituir. Façam de conta e onde se vê marrom, veja-se preto.




Esse buraquinho ao lado da chave-alavanca é um led da clipagem, que pisca quando se seleciona a opção 2.