sábado, 22 de fevereiro de 2014

FINALMENTE, O PEDALBOARD "OFICIAL"!

Depois de construir uns quarenta pedais, de vários tipos, decidi mandar confeccionar uma bag, pequena, onde coubessem, no máximo, 6 pedais. Isso porque a outra bag que eu tenho é enorme, e estão lá uns 20 pedais e uma fonte dupla. Grande, pesada e difícil de transportar. Para poder realmente usar meus pedais, eu tinha que contar um pedalboard que fosse prático e leve para carregar, e tivesse apenas o essencial (evitei dizer "os melhores", porque eu acho todos os pedais que tenho ótimos...). Mas seis era o limite, e eu precisava decidir.

O resultado foi o seguinte:


Comentando, do IN para o OUT:

São três overdrives: BluesBreaker (layout GGG), Tube Screamer (mod para o 808/9, layout Gugarn, Handmades) e Okko Diablo (layout ViagemMental, Handmades). Cada um deles tem um timbre característico: o primeiro, claro, para os blues, o segundo para rocks mais encorpados e para empurrar todos os outros e o terceiro para atuar sempre empurrando, principalmente o BB Preamp.

Apenas uma distorção, o BB Preamp, que é extremamente versátil, com qualquer tipo de amplificador. É incrível como este pedal consegue se manter de alto nível seja num cubinho, seja um clássico valvulado. E combinado com o Okko Diablo (em primeiro lugar) e o TS (como segunda opção) é arrebatador! Ótimo para hard rock ou metal.

Um phaser, um PT909 Ibanez (layout próprio em parceria com o Félix, do Handmades), maravilhoso, com possibilidade de exibir timbres estonteantes.

Finalizei com dois delays (isso mesmo, DOIS!), um mini Rebote Delay 2.5 (layout Solderman, que coube numa caixa 1590B - muito prático) e um Zero Point Double Delay (layout da MadBean Pedals, com placa importada diretamente deles). Por que dois, se o Zero já é um projeto "double"? É porque os dois têm personalidades bem diferentes; enquanto o Rebote é o tipo de delay que faz - e bem - o que se espera dele, ou seja, aquelas repetições suaves e bem calibráveis; o Zero fornece um timbre brilhante, ousado, com um quê de reverb de fundo... Nem falo na função GHOST dele, até porque não vejo muuuuuita diferença. E olhe que já montei três Zero Points, e em nenhum deles notei muita diferença nesse Ghost... Experimentei juntar os dois e... UAU! Que delay!!! O resultado foi muito bom, tanto que deixei o pedalboard com dois pedais de delays mesmo, o que me obrigou a abrir mão de uma segunda distorção ou mesmo um boost. Mas, como o Okko Diablo já tem um botão de boost...anyway...

Quanto às fontes, eu mesmo construí as duas. Uma delas, usando o transformador retirado de uma fonte Hayama e acoplando em uma plaquinha projetada pelo GrAmorim, do Handmades, que resulta numa fonte limpa e regulada. Ficou ótima e coube na caixinha patola da própria Hayama. A outra fonte foi feita assim: ganhei de um amigo uma fonte alimentadora de um Modem, com saida de 22V. Daí eu fiz uma mini plaquinha regulando para 9V, que resultou numa fonte perfeita, com uma saída cravada em 9V, sem ruido nenhum. Na foto se vê a fonte do Modem espetada na extensão, com o plug P4 de saída entrando numa segunda caixinha, onde está a plaquinha reguladora (e que também inverte a polaridade, já que a fonte do modem é centro-positiva).

Bom, esse é o set que vai comigo para o estúdio. Depois posto como foi a primeira experiência com ele pra valer!