quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

O SANSAMP COM LED TRICOLORES COUBE NA CAIXINHA. UFA!

Meu SansAmp GT2 já estava pronto há algum tempo. Só que eu queria que ele acendesse leds coloridos de acordo com as opções selecionadas nas chaves, e para fazer isso, precisava ainda de mais espaço.

Ele estava montado numa caixa Hammond 1590BB, e não consegui fechar direito. Para não ter que correr atrás de uma caixa ainda maior, peguei uma outra caixa 1590BB, desprezei as tampas das duas e juntei os corpos, unindo com fita adesiva. Deu certo, aquele monte de fio coube bem direitinho e me serviu bem durante um tempo. Só que ele só tinha o led de acionamento do footswitch e eu queria um led para cada chave, com três cores independentes, uma para cada seleção.

Isso não é nenhuma novidade, muita gente já fez, e na pisotones tem até um passo a passo para fazer um com chaves seletoras rotativas. Mas eu queria as deslizantes originais, só que com os leds. E que coubesse tudo numa unica caixa 1590BB.

A saída que encontrei foi criar uma plaquinha onde pudesse espetar os controles deslizantes (que comprei próprios para o acionamento de LEDs.
Comprei uns LEDs maneiros, já com três cores (porque existem os bicolores, que simulam uma terceira cor acendendo as duas ao mesmo tempo). As cores são o vermelho, o azul e o verde. A plaquinha para espetar as chaves ficou assim:


Depois de conectados os resistores chaves e LEDs:




Para caber na caixa, a arrumação deu um pouco de trabalho, mas consegui. Ficou assim:









No final o resultado foi umm SANSAMP bem compacto, que coube muito bem no pedalboard. O efeito dos LEDS de três cores foi excelente. Deixei os vermelhos para assinalar as distorções mais hard, os azuis para as mais lights.


E o nome dele ficou - nem precisa dizer, eu sei - como MetalSim, de Metal Simulator. Para quem quiser se aventurar, segue abaixo a imagem do layout da plaquinha e o esquema de ligação.


Divirtam-se.