terça-feira, 20 de agosto de 2013

PHASER DA IBANEZ: PT-909. UM DESAFIO COM DIÁRIO DE MONTAGEM.

Para colaborar com o pessoal do Handmades.com.br, estou postando a PCI deste pedal. Dizem ser muito f***. Achei meio complexo e precisa muita atenção para se aventurar com ele.
Como não foi clonado até hoje, estou compartilhando com a galera este, digamos, diário de desenvolvimento do projeto.





PCI - copiada da placa original, usando o Corel. Não foi feita usando o esquemático, e sim pintando direto sobre a imagem das trilhas da placa.

Esquema:


Abaixo uma foto da internet em que aparecem os componentes na placa. Infelizmente não mostra como é feita a ligação com jacks e pots...




Fiquei bolado com esses dois componentes, CR1 e CR2, que marquei com elipses vermelhas.
:



Depois de pesquisar com a galera do handmades.com.br, fiquei sabendo que são capacitores e resistores ligados em paralelo (daí o código CR - dãããã...). Os valores de cada um não se sabe direito, mas há aposta no sentido de ser um capacitor de 1nF em paralelo com um resistor de 100K. Ainda não experimentei.

Porém estes componentes fazem parte do bloco do circuito responsável por ativar-desativar o efeito. O pedal não é true-bypass, então se pode optar por montar ele totalmente original ou adaptar para o uso de uma chave 3PDT e fazê-lo true-bypass. 

Estive analisando o circuito e acho que os esquemas de ligação de fios dos respectivos dois tipos de ligação seriam assim (não verificado ainda!!!):

ORIGINAL


TRUEBYPASS COM CHAVE 3PDT

Resolvi fazer um pequeno diário da montagem. Pra começar duas fotos da placa, já corroída e perfurada:

2a. etapa: Colocação dos resistores. Importante: Todos os resistores devem ser de 1/8W, porque o espaço é bem pequeno, e são colocados na vertical mesmo. As trilhas também são bem pequenas, por isso o processo de soldagem tem que ser bem cuidadoso, com a pontinha do ferro e uma solda de boa qualidade, senão é impossível.
Eis as fotos depois de colocados os resistores. Levei 4 horas de trabalho só nessa parte...



Todos os componentes já colocados. Mas ainda não está funcionando. Continuando em busca dos motivos... :(




Era um CI queimado. Agora o sinal está passando. Vamos colocá-lo na caixa. Vou usar uma carcaça vazia de um Oliver Compressor.



*************************
Passado um tempinho, recebi meu pedal de volta. "De volta de onde?", algum curioso vai perguntar. Eu digo. Como não tinha meios para fazer uma regulagem decente no pedal, pedi ao Felix, do Handmades, para dar uma força. Ele fez isso e mais: conferiu toda a montagem e mudou algumas coisa. Incluiu um novo botão, para o controle de Mix e substituiu o acionamento flip-flop por outro via 3PDT. Aí regulou bonitinho e me devolveu. Ficou foda! Muito interessante o pedal, cheio de possibilidades... Também com quatro controles (Velocidade, Intensidade, Feedback e Mix) existem infinitas combinações; cada uma um timbre diferente. Gostei das modificações. Não se pode dizer que é o mesmo Ibanez PT-909 original, é um outro phaser, que, provavelmente, não existe similar.
Tentei fazer um vídeo mostrando algumas coisinhas, rapidamente, só que a qualidade do dito cujo é muito fraca. Culpa minha (que ainda não sei tocar direito o diacho da guitarra) e culpa dos equipamentos (som que eu não posso colocar muito alto no apartamento e câmera que não captura bem o áudio). Mas enfim, vou postar, pois pelo menos dá pra ter uma rala ideia desse ótimo pedal.  O link pro demo é http://youtu.be/Hb-Ar0Ih6ac.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário. Terei o maior prazer em responder. Procure não ficar anônimo, por favor.