sexta-feira, 2 de novembro de 2012

CYCLOPE CORROSION DISTORTION - Um DOD da pesada.



Outro dia estava passeando no fórum do Handmades e acabei entrando numa conversa sobre um esquema que tinha sido achado por alguém, de um pedal clássico, década de 70, que pouca gente conhecia. Era um tal de DOD FX70C, apelidado de Corrosion Distortion pelo fabricante DOD. Daí a galera se entusiamou e depois de muito lero-lero alguém se prontificou a tentar fazer um lay-out a partir do esquema.
Passado um tempo, surgiu o desenho, postado lá pra quem quisesse testar. Quando vi o desenho da placa, pensei: "Por que não? Vai que fica bom..." O que me encheu de curiosidade foi que o projeto previa o uso de três CIs (4558 originais) e 5 transistores. Pô, se um pedal de distorção, como o RAT, usando um CI só, já tem aquele som todo, fiquei imaginando como seria esse tal de Corrosion - ainda mais com um nome desses...
Levantei o dedo - virtualmente, é claro - e disse: "Eu vou fazer! Depois posto aqui os resultados."

Encomendei as peças todas que eram necessárias (evitei usar peças da minha sucata, para evitar qualquer risco) e comecei a montar.















Depois de montado testei em casa, no meu cubinho e fiquei impressionado. Primeiro porque funcionou de primeira. Segundo porque o som distorcido do pedal é mesmo brabo. Ele já começa heavy desde o comecinho do potenciômetro. Com ele não tem aquela fase overdrive: já entra na pauleira mesmo com só um pouquinho de drive.

 Enfim, foi uma boa surpresa. Batizei como "Cyclope Metal Soul", fiz um adesivo pesadão e filmei um mini-demo para postar no Youtube.




A qualidade do vídeo não é grande coisa, porque usei o celular numa sala sem nenhuma proteção acústica, com som da rua aparecendo e tudo o mais. Mas deu pra ver que o som do pedal é de respeito.
Recomendo para quem quer se divertir muito montando e pleiando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário. Terei o maior prazer em responder. Procure não ficar anônimo, por favor.