quinta-feira, 17 de maio de 2012

Outro pedal. Ihh, essa coisa pega...

Animado com a experiência de fazer o RAT, resolvi ir mais fundo um pouco. E o prato da vez foi um delay digital, só que agora preferi encomendar uma placa de circuito impresso já pronta da Tonepad (www.tonepad.com). Confesso que foi mais pela curiosidade de saber como é que seria uma placa feita por eles, comparada com a que eu estava fazendo, com meu laboratório caseiro. Afinal não devia ser tão fiderente assim.

Mas é. E muito. A placa deles é tipo sanduíche, de modo que as trilhas ficam entre as duas superfícies. Em um lado aparece só os pontos de soldagem (os furinhos cercados por anilhas de metal) e no verso os desenhos dos componentes. Tudo coberto por um tipo de laminado (ou verniz, sei lá) no qual a solda não gruda. Conclusão óbvia que quando se vai soldar os omponentes, mesmo que você seja um zero à esquerda em habilidade, não tem como errar na solda. Fiquei besta de ver como a soldagem é fácil com este tipo de placa. Genial.






Fácil e rápido. Num instantinho consegui montar todos os componentes, sem erro.
A única desvantagem é o tempo que leva entre a gente encomendar a placa e ela chegar. Neste caso foram quase trinta dias. E esperar é dose!
Depois de montada a placa e a fiação de jacks, pedal e botões, chegou a hora de botar tudo em uma caixa. O que aliás sempre me parece a pior parte. Primeiro porque acho muito caro o preço que se cobra por aí pelas caixinhas metálicas próprias para pedal. Entre 25 e 40 reais, dependendo da loja. Aí mata a vantagem de você encarar o desafio do handmade. Acabei fazendo o que a maioria dos amadores de garagem faz: inventei. Mas só consegui encontrar à mão as prosaicas latas de sardinha.
Dá uma certa mão de obra, mas rola.


 Fiação eu preparei antes de montar na caixa

 Tudo muito apertadinho na lata de sardinha.

O fundo é a frente.

Depois tem que arrumar algo pra fechar o outro lado. Eu procurei e testei vários materiais e nada deu certo. Foi aí que desisti e resolvi tentar outra coisa: uma caixa de luz Tigre (daquelas amarelas de embutir em parede) que meu amigo Edson me arrumou, com uma tampa de metal.
Ficou melhor, mas ainda tosco, porque a caixa é rodeada de furos com uma "moedas" que os fecham. É bem frágil. Para contornar em colei um pedaços de plástico por dentro com bonder.
O tempo dirá se foi uma boa tática.

Quando tiver umas fotos dessa alternativa eu posto.

Agora, quanto ao som do efeito. MUITO FERA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! É uma delícia de delay. Para quem quiser eu recomendo. Eu batizei o pedal de Papagaio Elétrico. Já tenho um Peixe Elétrico (um mini amp para poder estudar a guitarra de noite ligando o instrumento direto num headphone) e um Rato Elétrico (o RAT, que eu já postei); o zoo tá aumentando.

Eu usei o modelo Rebote2 Delay, mas já soube que o modelo 2,5 é tão bom quanto ou melhor. Não sei, mas acho possível. O que eu posso garantir é o que eu tenho. Não dá pra se arrepender. É muito bom mesmo.

Acho que meu pedalboard vai ser só de handmade mesmo. Gostei da brincadeira.

2 comentários:

  1. por favor mande de tales passo a passo,material tudo quero fazer tambem meu email eduardoecelma@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Oi, Eduardo.
    Desculpe a demora em te responder. Acho que vc nem deve estar mais precisando da informação. De qualquer modo, os detalhes estão aqui http://www.tonepad.com/getFile.asp?id=98 .
    Tem tudo muito bem explicadinho para vc montar o seu Rebote Delay 2.5. Foi o que eu usei e não tive dificuldade. Abração.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário. Terei o maior prazer em responder. Procure não ficar anônimo, por favor.